CURSOS

CURSOS  ADMINISTRADOS PELO NTM - FRANCA/SP

1- INFORMÁTICA BÁSICA - LINUX

 Carga horária: 40hs

Jutificativa: A Informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia. Além do mais, o uso da informática melhora a capacidade cognitiva dos indivíduos, muda o preceito que é necessário saber as coisas de cor, e coloca as informações extremamente próximas das pessoas. As mudanças exigidas pela sociedade da informação pela era digital e pela introdução dos computadores no ambiente escolar requerem uma nova postura por parte do professor, sendo assim este treinamento visa dar com referência os primeiros princípios da informática básica.
Objetivos:
  • Introduzir conceitos da informática básica;
  • Preparar o professor para utilização de recursos tecnológicos associado ao seu trabalho pedagógico;
  • Compreender conceitos básicos sobre Sistema Linux Educacional (Br.Office Writer e Impress)
 2- INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL


Guia do Cursista
   
Carga horária: 40 horas, sendo 20h à distância e 20 horas em encontros presenciais.
 
Objetivo: Familiarizar o professor com a utilização de recursos básicos de computadores (sistema operacional linux educacional).

Programa:
Unidade 1: Tecnologias na sociedade e na escola
Unidade 2: Navegação, pesquisa na Internet e segurança na rede
Unidade 3: Blogs: O quê? Por quê? Como?
Unidade 4: Elaboração e Edição de Textos
Unidade 5: Cooperação (ou interação) na rede
Unidade 6: Cooperação pressupõe diálogo!
Unidade 7: Apresentações de slides digitais na escola
Unidade 8: Resolução de problemas com a planilha eletrônica

  3- TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e apredendo com as TIC


Guia do Cursista
 Carga horária: 100 horas: 36 horas presenciais e 64 horas à distância.
Objetivos:
Identificar e compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas; Planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situaçõesde aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente na construção dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série; Utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que aprimorem a aprendizagem dos alunos.
Planejar estratégias de ensino e de aprendizagem, integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levam os alunos à construção de conhecimento, ao trabalho colaborativo, à criatividade e conhecimentos esperados em cada nível/série (PCN); Utilizar as TICs na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos.
Professores na aula presencial do curso Tecnologia na Educação


 Programa:
Unidade 1 – Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação
Unidade 2 – Internet, Hipertexto, Hipermídia
Unidade 3 – Currículo, Projetos e Tecnologias
Unidade 4 – Prática Pedagógica e Mídias Digitais






Guia do Cursista

Eixo 1  -   Eixo 2 -     Eixo 3

Carga horária: 40 horas: sendo 28 horas à distância e 12 horas presenciais.

Objetivos: 
  • Identificar as contribuições das TIC ao desenvolvimento de projetos de sala de aula;
  • Abordar o conceito de projeto a partir do resgate histórico relacionado com o contexto educacional e tecnológico (conceito histórico, projetos em educação e integração de tecnologias ao desenvolvimento de projetos); Analisar o conceito de currículo na perspectiva da integração das TIC;
  • Planejar e desenvolver o Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo (PITEC)

Cursistas no curso de Elaboração de Projetos
Programa:
O curso desenvolve-se com base na articulação entre a prática pedagógica com o uso de tecnologias, a realidade da escola e o contexto da sala de aula, e a reflexão sobre a prática com a integração das TIC no currículo das distintas áreas do conhecimento. O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto, Currículo e Tecnologia, que se articulam entre si formando a espiral ascendente da formação, a qual se desenvolve integrada com a prática concreta dos cursistas no uso de tecnologias com seus alunos.