19 de set. de 2011

EDUCAÇÃO NA INTERNET


Escolas municipais criam blogs para divulgar atividades na web

Autor(a): Nelise Luques Função: Repórter
Foto(s): Fael Andrade/Comércio da Franca
Data: 18/09/2011


Escolas municipais de Franca deixaram de documentar os eventos apenas em fotos e papéis. Nove unidades se renderam ao dinamismo e alcance da internet e lançaram blogs. Nas páginas da internet, registram as atividades que desenvolvem com as crianças, postam vídeos, artigos e informações sobre os patronos, suas bibliotecas e eventos. Também abrem um canal de comunicação com os alunos e comunidade nos espaços dedicados a mensagens.

Os blogs se tornaram mais uma ferramenta para compartilhar com os pais e as próprias crianças os programas desenvolvidos no ambiente escolar. Para colocar a ideia em prática, a receita é bem caseira. Não foram contratados profissionais para postar o material. A criação e atualização das páginas são feitas pelos próprios funcionários. Os que têm mais habilidade com internet assumem a missão.

Na Escola Municipal “Florestan Fernandes”, no Jardim Vera Cruz, o inspetor de alunos Claudinei Oliveira se encarrega de fazer as fotos e a orientadora educacional Cristiane Marques de atualizar as notícias, a cada 15 dias. Online, os 800 estudantes, de 4 a 10 anos, e seus pais podem acompanhar as atividades. Em três anos, o blog recebeu 10.296 visitas. “Nosso objetivo é compartilhar um pouco do que a escola trabalha com os pais, unindo educação e tecnologia”, disse a diretora Paula Moreira.

Na Escola “Aldo Prata”, no City Petrópolis, as encarregadas de atualizar o blog são as professoras Paola Rossi e Lívia Arcolino. O material é colocado na internet praticamente todos os dias. “Tudo iniciou porque queríamos divulgar o que é feito na escola principalmente para os pais que nem sempre têm tempo de vir até aqui. Eles e as crianças sempre postam comentários e validam a ideia”, disse Carla Silva, diretora da “Aldo Prata”, que possui 627 alunos.

No blog da unidade, todos os anos, um vídeo sintetiza os principais projetos desenvolvidos com os estudantes. “É uma maneira de valorizar o trabalho e incentivar os alunos e professores”, disse a coordenadora Deise Malta. Ana Laura Meleti Peres, 10, 5º ano, se empolgou com a ideia. “É bem legal ter o blog. É importante também para divulgar o que acontece na escola. Dá vontade de produzir textos para o blog”, disse ela.

Por duas vezes, a direção da Escola “Professora Olívia Corrêa Costa”, no Jardim Paineiras, matriculou crianças vindas de outras cidades que conheceram a unidade pela internet. Os pais se mudaram para Franca a trabalho e ao terem contato com o blog decidiram que os filhos estudariam nela. O blog foi idealizado pelo professor José Paulo e é editado pela professora Cláudia Lupatine.












Um comentário: