22 de out. de 2013

Escola de Franca vence concurso regional

Professora da rede pública vence projeto sobre educação no trânsito e compete a nível estadual e nacional
Mônica Carvalho/DF
Um projeto realizado por uma professora da escola municipal Frei Lauro de Carvalho Borges, localizada no Jardim do Éden, foi vencedor na etapa regional do Prêmio Alexandrino Garcia 2013.
O trabalho intitulado "Humanizando o trânsito" foi desenvolvido pela docente Angélica Bonoti Lima e foi o escolhido na etapa regional – categoria Educação – do Prêmio 2013, como representante do município de Franca.
A premiação é uma iniciativa do grupo Algar que visa reconhecer e apoiar a continuidade e disseminação de práticas inovadoras. A categoria Educação contempla educadores de escolas públicas das 20 cidades de atuação do Instituto que tenham aplicado o conceito de inovação em atividades educacionais.
O vencedor será conhecido no dia 26 de novembro, durante o Seminário Final do Instituto Algar, em Uberlândia (MG). Para a professora de Franca, a classificação foi uma surpresa. “Já competi em outras edições, mas nessa havia muitos projetos bons. Daí meu espanto”, disse Angélica.
O trabalho teve colaboração de 30 alunos do Ensino Fundamental, de 9 e 10 anos, com duração de quatro meses. O foco foi escolhido pela educadora por ser um assunto da atualidade. Para ela, a prática educacional no trânsito deve ser tratada desde cedo.
“Se não fizermos um trabalho com as crianças e jovens teremos um problema muito grave nas ruas. Esse é um projeto de conscientização e já percebi uma melhora na atitude dos pais que buscam essas crianças na escola. Muitos estão respeitando as faixas e demais veículos que transportam alunos, como ônibus e vans”, destaca a professora.
Durante os meses em que debateu o tema com os estudantes, Angélica conheceu a Autovias em Ribeirão Preto e todo o sistema de trânsito. “Conversamos sobre o comportamento de motoristas e pedestres e estudamos o código de trânsito, inclusive sobre o uso da cadeirinha nos automóveis”, explica.
Agora, o projeto segue para a etapa final, em que será escolhido o vencedor da categoria. O primeiro colocado será contemplado com R$ 8 mil em dinheiro, e a escola em que o vencedor desenvolveu o projeto ganhará R$ 4 mil também em dinheiro.
As cidades atendidas pelo Instituto Algar e que participam do concurso são: Itumbiara (GO); Balsas e Porto Franco (MA); Araguari, Araxá, Divinópolis, Frutal, Ituiutaba, Iturama, Pará de Minas, Patos de Minas, Patrocínio, Uberaba e Uberlândia (MG); Paranaíba (MS); Curitiba (PR); Rio de Janeiro (RJ); Franca, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.
A unidade em Franca está localizada na Rua Cândido Carlos de Mello, 2860, Jardim do Éden, e possui cerca de 700 alunos do Ensino Fundamental 1 – fase 1 até o 5º ano.
 
 
 
Fonte: Jornal Diário da Franca -
Franca/SP - Terça-feira, 22 de Outubro de 2013
Ano 40 - Nº 12381
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário