9 de jun. de 2015

Novo vírus se alastra no Facebook; saiba as medidas de precaução

Brasil e MundoGeral 09/06/2015 Foto(s): Reprodução

Novo vírus se alastra no Facebook; saiba as medidas de precaução
 


Imagem que está sendo repercutida no Facebook é vírus
Um novo vírus está dando dor de cabeça para alguns usuários do Facebook, que sem querer, acabam clicando em um link de origem suspeita, infectando a sua conta na rede social e em muitos casos, seu navegador também, ou seja, o usuário abre espaço no próprio computador para que um programa publique mensagens em seu nome e marque seus amigos, convidando-os a serem vítimas também sem o seu consentimento.
Então, preste atenção! Entrou normalmente em sua página, checou suas notificações e percebeu que você e mais vinte amigos foram marcados em um vídeo ou notícia? Melhor não clicar. Para ter certeza da credibilidade do link consulte o amigo pelo qual foi marcado, caso contrário, você será a nova vítima deste vírus e convidará mais pessoas a espalharem também de forma involuntária. Apesar deste tipo de vírus não ser novidade na rede social há algum tempo, novas formas de atrair a atenção e instigar o usuário a clicar no link estão sendo feitas e os principais conteúdos são assuntos atuais e eróticos, então é melhor tomar cuidado e pensar duas vezes antes de clicar em um link no Facebook que não seja de origem confiável.

Segundo o Estadão, o Facebook foi procurado pelo 'Link' para conseguir alguma declaração a respeito, que informou por meio de assessoria de imprensa que a empresa utiliza sistemas automatizados para identificar potenciais links nocivos e impedir que eles se alastrem pela rede social. “Neste caso, estamos cientes desta variedade de malware, que é tipicamente uma extensão de browser e é distribuído usando links em diferentes sites de mídias sociais. Estamos bloqueando os links com esse golpe, oferecendo opções para limpá-los e buscando outras formas para mensurar e garantir que as pessoas continuem em um ambiente seguro no Facebook”, declarou a empresa.

Algumas medidas simples podem ser tomadas a fim de evitar o golpe, a primeira delas claro, não clicar no link, mas caso você já esteja infectado poderá checar se além da sua conta na rede social, ele também tenha infectado o seu navegador:

1º passo: Verifique se há algum aplicativo malicioso autorizado a publicar em sua página clicando em configurações, posteriormente em aplicativos e procure por aplicativos suspeitos que estejam listados que você não se recorda de ter os autorizado, caso os encontre clique no botão “X” do lado direito do item para excluí-lo.

2º passo: Se o vírus infectou o seu navegador você precisará checar em suas configurações que variam de um para outro. Caso você utilize o “Google Chrome”, basta clicar no canto superior direito, no botão menu e escolher a opção “configurações”, posteriormente clicar em “extensões” e verificar se há alguma suspeita. Para remover as extensões, clique na imagem de uma lixeira do lado direito da extensão. Caso o seu navegador seja o Internet Explorer, selecione a ferramenta no alto do canto direito do navegador e clique em “Gerenciar Complementos”, em seguida na aba “barras de ferramentas e extensões” e selecione extensões suspeitas e clique no botão “desabilitar”, no canto inferior direito. Mas caso você utilize o Firefox, clique no menu principal, no alto do lado direito da página e escolha a opção complementos. Em seguida, clique em opções e remova a extensão que você não se recorda de ter instalado apertando o botão “desativar”. Após realizar o procedimento, passe o antivírus e reinicie o computador e não se esqueça de alterar sua senha.

Caso o problema não seja solucionado, é válido que o usuário procure um técnico de informática ou outro profissional que o auxilie na remoção da “praga”.
 
 
 Comercio da Franca / 09/06/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário